Entrevista realizada pelas professoras Sofia Laurentino e Teresa Cristina, no dia 31 de janeiro de 2024, na Universidade Federal do Piauí, por ocasião do livro: Extensão em Serviço Social na UFPI: trajetória, saberes e contribuições.
Entrevista realizada pelas professoras Sofia Laurentino e Iolanda Carvalho, no dia 27 de novembro de 2023, na Universidade Federal do Piauí, por ocasião do livro: Extensão em Serviço Social na UFPI: trajetória, saberes e contribuições
A presente mesa temática visa a formação de espaço de diálogo e faz parte do “Curso de Formação de Educação em Direitos Humanos: uma transversalidade cultural na educação básica do Piauí”, atividade extensiva que objetiva desenvolver curso de formação de educação em direitos humanos destinado aos profissionais da educação básica (professores, coordenadores pedagógicos e gestores) da Rede Pública de Ensino de Teresina-PI a fim de subsidiar a construção de uma cultura de direitos humanos na educação básica. O referido curso é coordenado pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, em parceria e com o apoio financeiro da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão/ SECADI, vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (REBEDH). Nesse sentido, o curso tem duração de 90h (noventa horas) no formato semipresencial, destinado ao público-alvo de 200 cursistas, professores da Educação Básica.
Neste vídeo os/as assistentes sociais Ivanete Boscheti (ESS/UFRJ), Sofia Laurentino (UFPI e conselheira CRESS PI) e Maurílio Matos (UERJ) apresentam sobre a importância da aprovação da lei que estabelece a jornada de 30 horas semanais a assistentes sociais.
Em 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Visando chamar atenção para essa luta, o CRESS-PI por meio da Comissão de Ética e Direitos Humanos realizou entrega de Código de Ética em braile à assistente social Solange Maria de Carvalho Marques, que possui deficiência visual e trabalha na Associação de Cegos do Piauí ( ACEP). Na oportunidade as conselheiras Fabiana Almeida e Tâmara Feitosa conversaram com Solange sobre os desafios que ela enfrenta na garantia dos direitos no âmbito profissional e pessoal, enquanto pessoa com deficiência. Além disso, a profissional destacou as possibilidades do Serviço Social no processo de viabilização de direitos das pessoas com deficiência. Convidamos você a escutar Solange , assistente social, trabalhadora, mulher, mãe e a refletir sobre a importância do/a assistente social no processo de luta pelo fortalecimento e qualidade das políticas públicas e ainda, pela garantia de visibilidade das pessoas com deficiência não pela lógica mercantilizadora da sociedade capitalista, mas pelas suas potencialidades a partir da lógica da diversidade.
Lançamento do livro Serviço Social no Nordeste: das origens à renovação.
A presente mesa temática visa a formação de espaço de diálogo e faz parte do “Curso de Formação de Educação em Direitos Humanos: uma transversalidade cultural na educação básica do Piauí”, atividade extensiva que objetiva desenvolver curso de formação de educação em direitos humanos destinado aos profissionais da educação básica (professores, coordenadores pedagógicos e gestores) da Rede Pública de Ensino de Teresina-PI a fim de subsidiar a construção de uma cultura de direitos humanos na educação básica. O referido curso é coordenado pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, em parceria e com o apoio financeiro da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão/ SECADI, vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (REBEDH). Nesse sentido, o curso tem duração de 90h (noventa horas) no formato semipresencial, destinado ao público-alvo de 200 cursistas, professores/as da Educação Básica.
22º episódio da 3º temporada. Este episódio, que conta com a participação do professor Sofia Laurentino, Professora adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Neste episódio trataremos de temas que dizem respeito à particularidade da gênese e desenvolvimento do Serviço Social no Piauí, a partir de aspectos de memória e história. Indicações: Site da extensão: http://sesopiaui.com.br/
No vídeo acima estão alguns dos eventos realizados pelo PTIA no primeiro semestre de 2017, em conjunto com todos os seus integrantes: alunas(os), professoras(es), monitoras(es) e coordenação. Foram eles: a Festa Junina, a oficina de Direito e Cidadania do Idoso, as atividades do Idoso em Cena e a turma de Bordado.
Nesta edição do programa 4ª Juventude mostra o Programa 3ª Idade em Ação (PTIA) da Universidade Federal do Piauí. Na apresentação Lindalva Miranda.
A 7ª edição do Café com Resenha é especial: em clima de celebração pelo Dia da/o Assistente Social, convidamos a professora Drª e assistente social Sofia Laurentino (UFPI) para falar sobre a publicação "Serviço social em tempos de pandemia: provocações para o debate", organizado com a professora Izabel Cronemberger.
Etarismo: "você não tem mais idade para isso!" O termo etarismo surgiu na década de 1960, mas para muitas pessoas é neologismo, palavra nova, inventada nos dias atuais. A verdade é que o etarismo está mais presente no dia a dia das pessoas do que se imagina, porque nada mais é do que o preconceito ou a intolerância com a idade, e atinge qualquer faixa etária. Porém são as pessoas idosas, em especial as mulheres, quem mais sofre com esse tipo de discriminação. Acompanhe na entrevista com a assistente social, psicanalista e professora aposentada da Universidade Federal do Piauí Dulce Silva.
A Feira de Base Agroecológica-Cultural da UFPI é um espaço de exposição e vendas de produtos de Agricultura sustentável e de arte/artesanato. Aqui também você encontra o melhor de apresentações culturais, orientações técnicas, lanches saudáveis, poesia e muito mais. Vamos colocar a feira no mundo?
O programa Sarau 16, da TV Assembleia do Piauí, com apresentação de Octávio César, traz uma entrevista com a professora Lila Cristina Xavier Luz, que fala sobre o livro Juventudes Rurais e Urbanas
Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFPI, o evento traz à reflexão o tema “Trabalho no contexto das contrarreformas do Estado”.
Estudantes do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí representaram em pôsteres o resultado de uma pesquisa sobre as discussões de gênero na internet. O trabalho tem como objetivo despertar já na universidade a reflexão sobre a imagem de homens e mulheres que a sociedade tem construído ao longo dos anos.
O Serviço Social e os Desafios da COVID 19 em Angola Prof. Dr. Amor Antônio Monteiro - Docente e Diretor das Pós-graduações e Investigação Científica do Instituto Superior João Paulo II da Universidade Católica de Angola(UCAN), Angola
IX ATELIER UFPI ALASS FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TRABALHO NA SAÚDE: A INTERSETORIALIDADE COMO DESAFIO PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Entrevista com a professora Dalva Macedo
A TV Assembleia do Piauí exibe o programa Estúdio Interativo e nesta edição a apresentadora Luiza Gonçalves e a jornalista Emanuelly Mendes, trazem para você o tema: A Cultura do Estupro, com a participação especial da professora e assistente social Dulce Silva, e do músico Flávio Moura.
Nesta edição do Sarau 16, apresentação de Octávio César, você confere uma entrevista com a professora Iracilda Alves braga, ela que fez parte da organização do livro "O Sistema Único de Assistência Social no Contexto Piauiense Contribuições a um Debate", e conta um pouco de sua trajetória até a dedicação ao livro